cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Viúva Negra estreia para inaugurar Fase 4 da Marvel

    Saiba tudo sobre o primeiro filme da Fase 4 do MCU
    Por Daniel Reininger
    08/07/2021 - Atualizado há 4 meses

    Viúva Negra finalmente chegou aos cinemas e é hora de curtir a Fase 4 da Marvel também nas telonas! Para se preparar para a estreia, te contamos tudo sobre esse grande filme!

    O longa

    Dirigido por Cate Shortland, Viúva Negra trará às telonas a história de Natasha Romanoff, personagem de Scarlett Johansson, que logo após o seu nascimento é dada à KGB e treinada para ser sua agente definitiva.

    Na trama que se passa entre Guerra Civil e Guerra Infinita, enquanto Natasha foge das autoridades, sua vida é colocada em risco por uma ameaça do passado e ela precisa retornar ao seu país de origem a fim de acabar com o programa governamental que a transformou em uma assassina.

    Não é de origem

    Muita gente pensa que o novo filme da Viúva Negra vai contar a origem da personagem, principalmente pelas cenas divulgadas que mostram sua infância, mas quem pensa isso está enganado.

    Viúva Negra é um filme ambientado entre Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita e mostra exatamente Natasha fugindo das autoridades.

    Opinião

    A Marvel não inventa, mas pelo menos faz um de seus filmes mais diferentes. É um thriller de espionagem ambicioso com um drama familiar disfuncional.

    O tom é o mais sombrio, algo que faz sentido para contar a história de um programa russo que sequestra garotas e as treina para se tornarem assassinas. O filme tem poucas piadas e é, de longe, o mais sério do estúdio, com tom melancólico por mostrar vida de tragédias da Natasha.

    Viúva Negra se beneficia da maior liberdade para contar histórias diferentes após Ultimato. O resultado é um filme realista e humano, enquanto ainda brinca com elementos clássicos dos super-heróis, como tecnologia futurista.

    Sem dúvida, o longa é uma homenagem à Scarlett Johansson como Natasha Romanoff. A heroína suportou anos de abuso, se sacrificou por um amigo e mal teve uma despedida digna em Vinadores - Ultimato. Pelo menos esse longa tenta consertar isso.

    Viúva Negra mexe com a fórmula clássica dos super-heróis com um filme de espionagem muito maneiro, repleto de sequências de ação incríveis e viscerais. Como um thriller bem construído, faz jus à grandeza de Natasha Romanoff de Scarlet Johansson.

    Cena pós-créditos

    Viúva Negra tem cena pós-créditos e vale lembrar que o filme deveria ser o primeiro conteúdo da Fase 4, porém, ficou fora de ordem por conta do adiamento, mas isso não altera a importância ou peso desse momento. O mais legal é que a ligação é clara com uma série já anunciada da Disney+ e, além disso, dá a entender que ainda mais surpresas podem aparecer nesse universo.

    Mesmo após sua morte, o impacto da Viúva Negra será sentido por muito tempo, afinal algumas pontas ficaram soltas nessa história que se passa na época em que os Vingadores estavam separados. A cena pós-créditos deixa ainda mais claro tudo isso. Para saber mais do que isso, só com spoilers.

    Viúva Negra mirim

    As cenas divulgadas que mostram a infância de Natasha chamam a atenção pela atriz mirim que a interpreta, Ever Anderson.

    A Viúva Negra quando criança é a filha mais velha de Milla Jovovich e é a cara da mãe!

    Drama familiar

    Scarlett Johansson, falou sobre a dinâmica familiar de Nataha em entrevista ao GamesRadar:

    "Acho que uma das partes geniais de Kevin Feige [o presidente da Marvel Studios] é que ele sempre pensa sobre o que os fãs esperam desses filmes e depois entrega algo que eles jamais imaginavam", introduz a atriz. Por fim, ela comenta: 

    "A ideia de ter Natasha Romanoff em um drama familiar é a questão menos esperada e eu precisei me debruçar sobre o que isso seria, porque há uma grande mudança de tom."

    A morte de Natasha

    Em entrevista à revista Empire, a diretora Cate Shortland falou sobre como o longa vai lidar com a morte da personagem, fato ocorrido em Vingadores - Ultimato

    "Em Ultimato, os fãs ficaram chateados que Natasha [Romanoff] não teve um funeral. Enquanto isso Scarlett [Johansson], quando eu falei com ela sobre isso, disse que Natasha não gostaria de ter um funeral', revela a cineasta. Ela completa: 

    "Ela é muito reservada e, de qualquer forma, as pessoas não sabem quem ela realmente é. Então o que fizemos nesse filme foi permitir o pesar que as pessoas sentiram, ao invés de alguma grande manifestação pública. Acho que é um final que se encaixa para ela."

    Conheça os personagens

    Viúva Negra

    Natasha Romanoff, também conhecida como Viúva Negra, é uma ex-agente da KGB que se uniu aos Vingadores. Treinada pelo Programa Viúva Negra da Sala Vermelha, a personagem esconde muitos mistérios em seu passado. Romanoff foi recrutada por Clint Barton (Jeremy Renner) e, tendo amplo domínio das artes marciais, Viúva Negra se tornou uma das agentes mais eficientes da S.H.I.E.L.D. Scarlett Johansson retorna como a personagem e o longa deve apresentar as motivações da heroína que a levaram ao desfecho em Vingadores - Ultimato.  

    Poderes e habilidades:

    Agilidade Sobre-Humana
    Reflexos Super-Humanos
    Resistência Mental
    Longevidade
    Mestre em Artes Marciais
    Habilidosa Acrobata
    Mestre em armas de fogo
    Multilíngue
    Superdotada
    Especialista em Táticas
    Hacker Talentosa
    Mestre em Sedução
    Perita em Espionagem

    Melina Vostokoff | Dama de Ferro

    Assim como Natasha e Yelena, Melina também é uma espiã russa que participou do programa Viúva Negra da Sala Vermelha. Conhecida como Dama de Ferro, era originalmente uma agente do governo russo forçada a viver na sombra de Viúva Negra. Isso a levou a desenvolver um profundo ódio e abandonar o cargo, tornando-se uma assassina e mercenária de aluguel. No filme veremos a personagem de Rachel Weisz criar um laço com Natasha, tornando-se aliada da heroína. Ou não!

    Alexi Shostakov | Guardião Vermelho

    Nas HQs, Alexi é um dos pilotos de teste mais aclamados da União Soviética. Ele era casado com a bailarina Natalia Romanova, mais tarde conhecida como Natasha Romanoff/Viúva Negra. Depois de desaparecer em uma missão, foi informado dos novos planos do estado para ele (o cargo de Guardião Vermelho) e não pôde mais entrar em contato com a esposa. Acreditando estar viúva, Natasha foi recrutada para o programa Viúva Negra pela KGB. No filme, o personagem será vivido por David Harbour.

    Treinador

    Tony Masters nasceu com a capacidade de duplicar os movimentos de outras pessoas através de uma breve observação, o que o ajuda a lutar de igual para igual com seus adversários. Ele se juntou à S.H.I.E.L.D. e se tornou um agente, mas durante uma missão encontrou um cientista idoso que lhe deu um experimento nazista do serum de Super-soldado. 

    Isso melhorou suas habilidades, mas o fez perder a memória, esquecendo de sua esposa Mercedes Masters e sua história com a S.H.I.E.L.D. Mercedes criou uma configuração elaborada para ajudar a controlar e guiar Tony em sua nova aparência de Treinador. Não foi confirmado qual ator assumirá o papel do vilão, o que pode significar que alguém trairá Natasha Romanoff.

    Curiosidades

    • Este é o primeiro filme da Fase 4 do MCU.
       
    • Esta será a nona vez que Scarlett Johansson interpreta Natasha Romanoff.
       
    • O primeiro filme do MCU a ser classificado como PG-13, referindo-se à sua narrativa mais madura do que os outros filmes do MCU.
       
    • Chloé Zhao foi inicialmente considerada para dirigir o filme, mas escolheu Eternos (2021).
       
    • Scarlett Johansson descreve o filme como "Seu próprio gênero", e até mencionou Logan (2017), O Fugitivo (1993) e O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991) como influências.
       
    • Os tasers do pulso da Viúva Negra são amarelos. Isso homenageia o traje clássico de Viúva Negra de Natasha Romanova, que era todo preto com pulseiras amarelas.
       
    • Emma Watson, Saoirse Ronan, Alice Englert, Dar Zuzovsky e Florence Pugh foram considerados para o papel de Yelena Belov. Watson era favorito.
       
    • Curiosamente, Watson, Pugh e Ronan viveram irmãs em Adoráveis ​​Mulheres (2019).
       
    • Este é o terceiro longa baseado em uma história em quadrinhos que conta com David Harbour, ele esteve em Esquadrão Suicida (2016) e em Hellboy (2019).
       
    • Nos quadrinhos, Demolidor e Viúva Negra formaram um casal e o ator Charlie Cox, o Demolidor da Netflix (2015), afirmou que gostaria de fazer um filme com os dois.
       

    Spoilers abaixo:

    • Julia Louis-Dreyfus deveria fazer sua primeira aparição como Valentina Allegra de Fontaine nesse filme, mas em vez disso fez sua primeira aparição aconteceu em Falcão e o Soldado Invernal (2021).
       
    • Os executivos da Marvel Studios, incluindo Kevin Feige, ficaram tão impressionados com a atuação de Florence Pugh como Yelena Belova que planejam incluí-la em futuros filmes do MCU.  
       
    • Florence Pugh pode até se tornar a nova Viúva Negra. Na verdade, Feige afirmou que este filme foi escrito tanto para apresentar Yelena Belova quanto explorar o passado de Natasha Romanoff, de Scarlett Johansson.

    Veja mais