cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Conheça o coadjuvante de luxo de Hollywood

    O ator William Fichtner, que completa 65 anos hoje (27), integra diversas produções na TV e no cinema
    Por Da Redação
    27/11/2021 - Atualizado há 7 meses

    O ator William Fichtner, que ficou marcado pelo personagem Alexander Mahone na série de sucesso Prison Break, completa 65 anos de idade neste sábado (27). 

    Considerado um "coadjuvante de luxo", já que integra diversas produções em papéis secundário, mas relevantes, o norte-americano continua na ativa em sua carreira e já tem quatro projetos a caminho para 2022. 

    Com mais de 90 trabalhos creditados como ator, ele também assumiu a cadeira de direção comandando Cold Brook, drama lançado em 2018 em que também estrela. A trama que também traz o ator Kim Coats segue dois amigos que partem em uma viagem cercada de conflitos pelo caminho.

    Imagem do filme Cold Brook (2018)Reprodução

    Fichtner começou sua carreira em 1989 atuando em dois episódios da série Um Homem Chamado Falcão e no mesmo ano esteve no elenco de S.O.S Malibu como o personagem Howard Ganza. Já em 1992, atuou ao lado de Denzel Washington no drama biográfico Malcolm X, dirigido por Spike Lee e que retrata a história do líder afro-americano. 

    Três anos depois, em 1995, viveu Tommy Dunde no longa Obsessão, projeto de Steven Soderbergh que aborda um ex-viciado em jogos que tenta recuperar o perdão da família e amigos. Ainda na década de 90, Fichtner esteve em produções como Aconteceu no Natal, Fogo Contra Fogo, Contato e Armageddon, um dos mais significativos de sua carreira. No filme de Michael Bay, ele viveu o Coronel Willie Sharp. 

    Já nos anos 2000, o astro passou a ser escalado para projetos ainda maiores, incluindo Mar em Fúria, Pearl Harbor, Falcão Negro em Perigo e Crash: No Limite, longa vencedor do Oscar no qual ele interpretou o personagem Flanagan. Entre outros trabalhos da década estão Sr. e Sra. Smith, Batman: O Cavaleiro das Trevas e a comédia Golpe Baixo

    William Fichtner em cena de Batman: O Cavaleiro das TrevasReprodução

    Na série de sucesso Prison Break, Fichtner se tornou uma das peças principais para o desenrolar da trama estrelada por Wentworth Miller. Ao longo de três temporadas, ele viveu o agente especial do FBI Alexander Mahone, um dos mais significativos da história.

    Já em Crossing Lines, série de 2013 estrelada pelo ator, ele interpretou Carl Hickman, policial que comanda uma equipe de elite encarregada de investigar impressionantes crimes internacionais. A atração contou com duas temporadas e foi bem avaliada por público e crítica. 

    Wentworth Miller e William Fichtner em cena de Prison BreakReprodução

    Nos cinemas, o norte-americano esteve também em produções como Uma Noite Fora de Série, Morte por Encomenda, Fúria Sobre Rodas, O Cavaleiro Solitário, Elysium e 12 Heróis.

    Atualmente, Fichtner vive o personagem Adam na série Mom, em que atua ao lado das atrizes Anna Farris e Allison Janney.

    Projetos futuros

    Se engana quem pensa que Fichtner está cogitando se aposentar. O aniversariante do dia já tem mais quatro projetos a caminho que deverão ser lançados em 2022. 

    Entre eles estão os filmes St. Sebastian e Hypnotic, o documentário The Gettysburg Address que será dublado por ele e também a série Joe Exotic, que foi adquirida pelo Prime Video e deverá trazer a história de Joseph Maldonado, criador de felinos selvagens que protagonizou a série documental A Máfia dos Tigres, da Netflix. 

    Veja também: